photo aaaaaaaMENORRRRR_zps71cf0da3.png

quarta-feira, 30 de junho de 2010
























As pessoas que não ouvem
MARIO PRATA


Você deve conhecer uma ou mais delas. São aquelas pessoas com quem você está conversando e – de repente – você percebe que elas não estão te ouvindo. Sim, porque na primeira vírgula, na primeira pausa, ela entra em outro assunto, geralmente falando de si mesma. 
Tenho um amigo, aliás uma pessoa muito famosa, que ficou uns três anos sem ouvir, sem prestar a mínima atenção nos outros. Fomos nos afastando dele. Agora, que se separou da esposa, passou a ouvir. Não estou querendo dizer que os casados não ouvem. 
Longe de mim. O caso ali é específico.
As pessoas que não ouvem, não são surdas. Elas escutam, mas não ouvem. Será que eu estou sendo claro? 
Você fala com elas e percebe que o olhar que deveria estar te mirando, tá longe. 
Sabe-se lá onde.
Pois eu resolvi o problema. Descobri que as pessoas que não ouvem, só não ouvem ao vivo. 
Mas se você telefonar, elas te escutam, te ouvem, enfim, falam com você. Não sei qual é a mágica do telefone para fazer trazer aquelas pessoas à nossa realidade e ao nosso mundo. 
Aí passei a só falar com este tipo de gente por telefone. Se a ligação for interurbana, ele ouve mais ainda.
Acho que é isto: quanto mais longe você está, mais ele presta atenção. Sim, porque quando você está perto ele não te ouve e nem te vê. Mas, não te vendo, ao telefone te ouve. Será que o Bell e o Freud chegaram a pensar nisso um dia?
Você entendeu, ou não ouviu nada do que eu disse?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...